Por ser um sistema secular de construção a alvenaria já demonstrou com exaustão todas as vantagens e desvantagens sendo que as tentativas de torná-la um sistema com maior alcance internacional em construções residências já se esgotaram, pois a essência artesanal do processo imprime um ritmo muito lento de produção que acabam por ser incompatível com as necessidades impostas pela evolução natural do tempo.

Por tratar-se de um processo com nível de industrialização muito superior comparado a construção em alvenaria, o Light Steel Framing é o sistema construtivo que naturalmente é escolhido em vários países do mundo por apresentar as seguintes vantagens:

 A fabricação da estrutura em paralelo com a execução das fundações, resulta na redução para cerca de 30% dos prazos de construção quando comparada com o método convencional.

 Fundações mais simples, devido ao reduzido peso da construção. Proporciona redução do custo da fundação em cerca de 50% por metro quadrado se comparada ao convencional;

 Melhoria no desempenho acústico e térmico através da instalação da lã mineral entre as paredes e forro. Cerca de duas vezes e meio superior a parede de alvenaria convencional.  

 Uma casa em LSF conta com materiais de alto desempenho em isolamento térmico. Testes realizados sugerem que para que uma parede de alvenaria tenha o mesmo desempenho que uma parede em LSF de 90mm de espessura esta teria que ter 1500mm de espessura ou seja, sua casa permanecerá mais tempo na temperatura que você deseja pagando-se um valor muito menor na sua conta de energia elétrica.

 Facilidade e baixo custo na manutenção de instalações de hidráulica, elétrica, ar condicionado, gás, etc. Mesmo no caso de necessidade de intervenções em algum dos sistemas a praticidade com que se executa o serviço é muito grande e não gerando sujeira e barulho, motivos que muitas vezes são responsáveis pelos constantes adiamentos de qualquer reforma em casa.

 Custos diretos e indiretos menores, devido aos prazos reduzidos e inexistência de perdas ou insignificantes;

 Reciclagem e reaproveitamento de vários materiais aplicados no sistema em especial o aço. O aço é o único material que pode ser reaproveitado inúmeras vezes sem nunca perder suas características básicas de qualidade e resistência. Não por acaso, o aço, em suas várias formas, é o material mais reciclado em todo o mundo;

 A estrutura do telhado em aço galvanizado é imune ao ataque de insetos, além de dar muito melhor qualidade e perfeição ao aspecto final da construção;

 Qualquer linha arquitetônica seja ela reta ou curva, pode ser elaborada. O Aço oferece uma grande flexibilidade;

 O sistema construtivo em LSF propicia facilidade de modulação, e ampliação das possibilidades de uso do espaço, com flexibilidade de layouts. Além disso, o processo industrial de fabricação resulta em peças de qualidade controlada e de precisão dimensional. Quanto ao aspecto estético, garante ângulos e esquadros precisos, o que implica qualidade superior de acabamento.

 Os perfis de aço galvanizado não contribuem para a propagação do fogo. São, por isso, sinônimo de segurança;

 Além da resistência à corrosão, os perfis de aço galvanizado exibem maior estabilidade dimensional. Ao contrário da madeira, não empenam nem trincam por causa da dilatação. Por isso, são ideais para quem não dispensa a qualidade na hora de construir.

 Alta Durabilidade: De acordo com as especificações de revestimento mínimo exigido pelo sistema, o zinco, utilizado para a proteção do aço, pode facilmente garantir a proteção do aço para toda vida útil da habitação (estudos comprovam uma durabilidade de cerca de 300 anos).

 Segurança: Este é provavelmente um dos aspectos mais relevantes no processo de decisão do sistema construtivo. O fato de se utilizar materiais leves em comparação ao peso da alvenaria leva muitos a duvidar imediatamente da resistência deste tipo de construção. Nada poderia ser mais enganador. O avanço na tecnologia dos materiais vai levar cada dia mais a busca por solução mais resistentes com menor utilização de insumos. Excelente comportamento do sistema a abalos sísmicos.

 O LSF garante ainda agilidade às obras, especialmente quando há pouco espaço para canteiro.

 Maior área útil, resultando em melhor aproveitamento do espaço interno.

 Torna mais fácil a passagem de instalações como: água, ar condicionado, eletricidade, esgoto, telefonia, informática, etc.

 Compatibilidade com outros materiais. O sistema construtivo em LSF é perfeitamente compatível com qualquer tipo de material de fechamento, tanto vertical como horizontal, admitindo desde os mais convencionais (tijolos e blocos, lajes moldadas in loco) até componentes pré-fabricados (lajes e painéis de concreto, etc.);

 Garantia de qualidade: A fabricação em LSF ocorre dentro de uma indústria e conta com mão-de-obra altamente qualificada, o que dá ao cliente a garantia de uma obra com qualidade superior devido ao rígido controle existente durante todo o processo industrial.

 Antecipação do retorno do investimento: Em função da maior velocidade de execução da obra, haverá um ganho adicional pela ocupação antecipada do imóvel e pela rapidez no retorno do capital investido.

 Precisão construtiva: Enquanto nas estruturas de concreto a precisão é medida em centímetros (cm), numa estrutura metálica a unidade empregada é o milímetro (mm). Isso garante uma estrutura perfeitamente prumada e nivelada, facilitando atividades como o assentamento de esquadrias, instalação de elevadores, bem como redução no custo dos materiais de revestimento.