Os materiais utilizados na construção em LSF são industrializados sob normas internacionais de fabricação e desempenho, garantindo que quando bem instalados, o produto final seja de qualidade inigualável.

Embora os materiais utilizados e o próprio sistema de construção tenham alto nível de industrialização o aspecto final da edificação em nada difere de uma construção realizada nos sistemas convencionais de construção. A construção em LSF, é personalizada, com características construtivas únicas.

O avanço na tecnologia dos materiais vai levar cada dia mais a busca por soluções mais resistentes com menor utilização de insumos. Assim é o LSF. Em uma casa convencional de 200m², por exemplo, são empregues cerca de 10 toneladas de metal de alta resistência unidos por milhares de parafusos estruturais, peso muito inferior a de uma casa com tijolos e cimento.

Depois de pronta uma casa em LSF não de distingue de qualquer outro edifício. No entanto o desempenho da edificação a isolamento térmico, acústico, umidades e manutenção é muito melhor.